PERGUNTAS FREQUENTES
É necessário fazer um acompanhamento semanal?
O ideal é que haja um acompanhamento semanal porque a regularidade permite trabalhar melhor as dificuldades do paciente. Mas cada caso é estudado separadamente para se chegar a um consenso sobre a frequência das sessões.
Como a psicoterapia pode me ajudar?
Organizar as emoções é um passo importante para se autoconhecer, aprender a respeitar a si mesmo e a se colocar diante das situações. A psicoterapia pode ser uma importante aliada no processo de conhecimento e fortalecimento. Com ela, é possível conquistar:
-
Aumento da autoestima;
-
Maior capacidade para lidar com o seu dia a dia;
-
Desenvolvimento de capacidades e competências;
-
Novas posturas em relação a si mesmo e aos demais;
-
Conhecimento de si mesmo, que conduz a um maior conhecimento de como “funcionam” os outros;
-
Maior capacidade de lidar com problemas que geram sofrimentos;
-
Maior compreensão dos problemas e da história de vida que conduziu a eles;
-
Aumento da criatividade;
-
Aumento da sensação de satisfação pessoal;
-
Aumento da expectativa de sucesso, já que o paciente começa a encarar as situações de forma mais positiva;
-
Maior capacidade para iniciar novas experiências pessoais.
Atende por convênio/plano de saúde?
Os atendimentos são somente particulares. Alguns planos de saúde fazem reembolso mediante apresentação de nota fiscal, mas sempre sugiro verificar com o seu plano de saúde sobre esta possibilidade antes. ;)
Há sigilo absoluto ao que é contado ao psicólogo?
Sim. O sigilo está previsto, inclusive, no Código de Ética do Psicólogo: “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional”.
Quantas sessões são necessárias para a Avaliação Neuropsicológica?
Para realizar a Avaliação Neuropsicológica são necessárias, em média, seis sessões. Nelas, será realizada uma anamnese detalhada sobre o avaliando.
Em seguida, o avaliando é submetido a uma bateria de testes psicológicos e neuropsicológicos padronizados, nos quais são avaliados os domínios neuropsicológicos (relatados na descrição do serviço “avaliação neuropsicológica”.
Por fim, a psicóloga elabora e confecciona um relatório descrevendo os resultados dos testes e realiza a devolutiva com os envolvidos.
Quantas sessões são necessárias para a Orientação Profissional?
A Orientação Profissional tem duração média de seis sessões, ou seja, é possível que mais ou menos sessões sejam necessárias para conclui-la. O serviço envolve anamnese e uma bateria de testes psicológicos padronizados, bem como exercícios e intervenções.
Após a realização destes procedimentos, faz-se um relatório minucioso com as carreiras mais compatíveis com o perfil do paciente para apresentação na devolutiva.