PERGUNTAS FREQUENTES

É necessário fazer um acompanhamento semanal?

O ideal é que haja um acompanhamento semanal porque a regularidade permite trabalhar melhor as dificuldades do paciente. Mas cada caso é estudado separadamente para se chegar a um consenso sobre a frequência das sessões.

Como a psicoterapia pode me ajudar?

Organizar as emoções é um passo importante para se autoconhecer, aprender a respeitar a si mesmo e a se colocar diante das situações. A psicoterapia pode ser uma importante aliada no processo de conhecimento e fortalecimento. Com ela, é possível conquistar:

 

  • Aumento da autoestima;

  • Maior capacidade para lidar com o seu dia a dia;

  • Desenvolvimento de capacidades e competências;

  • Novas posturas em relação a si mesmo e aos demais;

  • Conhecimento de si mesmo, que conduz a um maior conhecimento de como “funcionam” os outros;

  • Maior capacidade de lidar com problemas que geram sofrimentos;

  • Maior compreensão dos problemas e da história de vida que conduziu a eles;

  • Aumento da criatividade;

  • Aumento da sensação de satisfação pessoal;

  • Aumento da expectativa de sucesso, já que o paciente começa a encarar as situações de forma mais positiva;

  • Maior capacidade para iniciar novas experiências pessoais.

Como é aplicado o Treinamento de Memória Operacional?

O treinamento aplicado é o Cogmed. É um treinamento que busca estimular o desenvolvimento da memória operacional por meio de exercícios cognitivos, que trazem como resultado uma melhora na atenção, no foco e na concentração.

 

É 100% online e não precisa ir ao consultório para a realização dos exercícios, ou seja, é feito em casa. A periodicidade do treinamento é definida na entrevista inicial, que é realizada no consultório. Após a conclusão do treinamento há a possibilidade de estendê-lo sem custo adicional.

Há sigilo absoluto ao que é contado ao psicólogo?

Sim. O sigilo está previsto, inclusive, no Código de Ética do Psicólogo: “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional”.

Quantas sessões são necessárias para a Avaliação Neuropsicológica?

Para realizar a Avaliação Neuropsicológica são necessárias, em média, seis sessões. Nelas, será realizada uma anamnese detalhada sobre o avaliando.

 

Em seguida, o avaliando é submetido a uma bateria de testes psicológicos e neuropsicológicos padronizados, nos quais são avaliados os domínios neuropsicológicos (relatados na descrição do serviço “avaliação neuropsicológica”.

 

Por fim, a psicóloga elabora e confecciona um relatório descrevendo os resultados dos testes e realiza a devolutiva com os envolvidos.

Quantas sessões são necessárias para a Orientação Profissional?

A Orientação Profissional tem duração média de seis sessões, ou seja, é possível que mais ou menos sessões sejam necessárias para conclui-la. O serviço envolve anamnese e uma bateria de testes psicológicos padronizados, bem como exercícios e intervenções.

 

Após a realização destes procedimentos, faz-se um relatório minucioso com as carreiras mais compatíveis com o perfil do paciente para apresentação na devolutiva.

Estou aqui para te escutar.

Entre em contato para agendar uma consulta ou esclarecer alguma dúvida.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Av. Getúlio Vargas, 500, sala 407

Colatina Shopping | Centro de Colatina, ES 

CEP. 29700-901