PEI | Programa de Enriquecimento Instrumental

O PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental é um programa estruturado em 21 instrumentos, que aumentam gradativamente o nível de complexidade e abstração. Deve ser aplicado sempre de forma mediada permitindo ao indivíduo aplicar, transferir e generalizar as informações adquiridas em situações diversas.  

 

O PEI centra-se em crenças fundamentais. A mais importante é a da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, segundo a qual, é possível desenvolver o potencial de inteligência.

Não se trata de modificar, no sentido de mudar um comportamento, mas sim, flexibilizar a estrutura cognitiva do organismo, para devolver-lhe a autonomia de pensar e se desenvolver.

Estes exercícios são apenas o ponto de partida onde os aprendizes, devidamente mediados, se habituam a usar suas funções cognitivas para selecionar, comparar, organizar, fazer transcendências, fazer relações, tirar conclusões, usar e gerar informações, enfim, lidar com o conhecimento de uma forma ativa e operacional, tornando-se pessoas autônomas e independentes, ou seja, uma alavancagem da inteligência.                                         

Estou aqui para te escutar.

Entre em contato para agendar uma consulta ou esclarecer alguma dúvida.